segunda-feira, 28 de novembro de 2016

NECESSIDADES



Água quando se tem sede. Cama para quem se esgotou ou quer esquecer. Um pão dormido basta para a profunda fome. Na solidão, mãos.

* * *

Os rituais matutinos. Não consigo me desprender deles. É como estar dormindo sentado, se eu acordar e não praticá-los. Primeiro o banho, a barba, algum exercício fuleiro no banheiro para aprumar a coluna; depois o preparo do café, os cuidados com os cães, e beijo de despedida e a solidão das paredes...
* * *

Janelas emolduram oportunidades, disse mais ou menos assim outro dia. São saídas mais que entrada de luz e de ar e de canto de pássaros. Janelas são as narinas das residências. Pontos de escape de pontos de vista.


* * *

A geladeira não é somente um item para conservar alimentos. É mais um divã na vertical, onde deitamos os olhos em busca de conselhos que aplaquem nossas angústias e ansiedades.

* * *

O sexo é uma necessidade cromossômica.

* * *

Em busca de orifícios, o gênero masculino segue a retidão. E parece que quanto maior a retidão, maior a necessidade.

* * *

Algumas pessoas pintam os cabelos. Outras os descolorem e chamam isto de “luzes”. Umas passam titica de galinha na careca, para adubar os folículos mais mortos que múmia chinchorra. Outras extraem os pelos, um por um. Há as que se beijam no espelho, enquanto outras nem passam perto dele, para não esquecerem a imagem viçosa da juventude. Umas gostam de ver, outras de serem vistas – nuas. Há o caso famoso do nanico ditador que usa sapatos com plataforma maior que a própria tíbia; enquanto uma amiga grandona – juro que é verdade – há anos usa rasteirinha porque ouviu de uma colega (certamente baixinha!) que sua estatura era impositiva. Já o meu pai, seu Jaime, penteia os bigodes e planta bananeira na praia desde muito antes do nascimento dos netos.
Algumas dessas necessidades me cabem bem. Mas o que não consigo entender é a necessidade que algumas pessoas têm de contar dinheiro em público, uma espécie de exibicionismo “financial”, em vez de sexual. Parece que o poder de compra as fazem maiores, sei lá...


Paulo Robson de Souza
26.11.2014

Da série Poesia Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário